logo RCN
Notícia

Aprovada em 1º turno criação da região metropolitana de Joinville

  • Mauro Artur Schlieck -

Por unanimidade entre os deputados presentes, a Assembleia Legislativa aprovou em 1º turno, na sessão desta terça-feira (7), o projeto de lei complementar (PLC) que institui três regiões metropolitanas no Norte de Santa Catarina. A proposta ainda passará pela votação em 2º turno e da Redação Final antes de seguir para análise do governador.

O PLC 1/2021, de autoria da deputada Paulinha, cria as regiões metropolitanas de Joinville (formada por Joinville e Araquari), de Jaraguá do Sul (composta por Jaraguá do Sul e Guaramirim) e do Planalto Norte (integrada por Canoinhas e Três Barras).  O objetivo é que, com as regiões oficialmente constituídas, os municípios busquem soluções conjuntas para questões de transporte coletivo, saneamento, resíduos sólidos, mobilidade urbana, entre outras, com acesso a recursos da União e de organismos internacionais.

A proposta foi elaborada após pedido do vereador de Joinville, Lucas Souza (PDT), presidente da Comissão Especial da Região Metropolitana da Câmara de Vereadores de Joinville. Paulinha lembrou que o PLC não criará despesas para o Estado.

"Ele apenas define a demarcação das regiões", destacou a deputada. Um dos diferenciais do projeto é a utilização da estrutura das associações de municípios para a viabilização das atividades das regiões, sem a necessidade da criação de novos cargos ou órgãos estatais.

O PLC recebeu o apoio de Ivan Naatz (PL), João Amin (PP), Valdir Cobalchini (MDB), Ismael dos Santos (PSD), Fernando Krelling (MDB) e Mauricio Eskudlark (PL) durante a votação em plenário. Naatz afirmou que tão importante quanto a aprovação do projeto é convencer os prefeitos dos benefícios trazidos pelas regiões metropolitanas. "Não é só fazer projeto de lei e criar. É preciso fazer um trabalho de convencimento junto aos gestores municipais", disse.

João Amin, Fernando Krelling e Kennedy Nunes lembraram que as regiões metropolitanas são importantes para a solução de problemas complexos que são comuns aos municípios. Já Mauricio Eskudlark defendeu a criação de mais regiões pelo estado.

Prefeito de Itapoá será o novo presidente da Amunesc em 2022 Anterior

Prefeito de Itapoá será o novo presidente da Amunesc em 2022

Participe da campanha da PMSC e 'Seja um Papai Noel' para alguém Próximo

Participe da campanha da PMSC e 'Seja um Papai Noel' para alguém

Deixe seu comentário